domingo, 20 de fevereiro de 2011

Duplo Sentido

Hoje eu acordei.
Acordei para o mundo, n’um segundo.
Vejo a criminalidade: o roubo, a corrupção,
o homicídio, o suicídio, o ladrão.
O ladrão maltrapilho, que passa fome,
e sua identidade some
perante o ladrão bem vestido, advertido
para falar calado, isolado, incorporado
a um grupo que o tem apoiado.

Hoje eu acordei.
Acordei para o mundo, n’um segundo
Agora, meu pensamento,
nem a cor dei-lhe.

Tudo em preto, ou, preto e branco.
O preto, à margem, o branco, na garagem.
O preto, perto do deserto, discriminado, calado.
Calado?... Coitado!...
O Branco? Ah! o branco, que também é preto
Aquele que está no solo sob o sol,
também no deserto.

Hoje acordei.
Acordei para o mundo, num segundo
e meu pensamento agora balança.
Uma criança? Meu mundo latente.
Estou contente! Não estou contente!
Vejo uma esmola, uma sacola vazia.
Não é meu dia, é uma disputa.
Uma prostituta! Criança?

Trabalho! Criança?
É a educação da miséria, série,
é o descaso com o acaso em cada caso.
Caso? Não, união estável.
Que miserável?!

Hoje acordei.
Acordei para o mundo, num segundo e com defeito.
E o meu direito não é mais direito.
Olho e vejo a impunidade, a obrigatoriedade
sem ser obrigada, pois, calada, fica assustada
com tanto dever incapaz de cumpri-lo, mas feri-lo,
é normal.
E a fome? Vejo-a sumir junto com o faminto.
Não minto. O faminto vai, a fome fica para outro.
E a desigualdade social!? Que mal!?

É, hoje acordei.
Acordei com o mundo, refleti.
O mundo não quis acordar comigo, em tudo.
Mas sigo, agora, acordado, calado,
sem poder falar, pois querem calar-me.
Acordei com o mundo, comigo mesmo.
Eu sou o mundo.
 
Professor Antonio Ximenes

Nenhum comentário:

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...