terça-feira, 6 de março de 2018

E o calango foi à escola

             
Como foi? Foi assim: Estava eu passando por um projeto de escola municipal que se iniciou próximo ao período de uma campanha eleitoral, em um bairro que é denominado de Estrela. Não me recordo a data, mas está lá o projeto de escola onde por alguns instantes parei e fiquei a observar aquele transeunte adentrar naquele projeto de edifício. Parecia já está acostumado àquele recinto, pois a forma como caminhava, sem nenhum receio de ser agredido por outros seres vivos sorrateiros ou rastejantes que também poderiam frequentar aquele projeto de escola inacabada, onde o dinheiro público se dissolve sob a chuva, seca sob o sol e se vai com o vento, de forma volátil. Então, o calango entrou naquele projeto de escola, seguiu um corredor, uma pequena e estreita vereda que se lhe cabia. Fique ali a observar o retorno daquele quadrúpede rastejante, quando de repente ele aparece com uma presa na boca, uma borboleta amarela com as asas abertas, parecendo um livro, ou um caderno, mas, na verdade, era seu alimento, não a merenda escolar, ainda que fosse da cor de macarrão. Fiquei ainda a observar aquele calango ou carambolo, como chamam as crianças nordestinas, único usufruidor daquela construção iniciada e não acabada onde, se concluída, alimentaria o intelecto de muitas crianças deste bairro chamado Estrela que brilha apenas nas eleições municipais, e que a educação fica em segundo plano. Mas esse problema está sendo resolvido porque o dinheiro gasto nesta obra, a chuva molhou, o sol secou e o vento o levou assim como levou as palavras efêmeras dos que a iniciaram, e outro dinheiro veio, e outra obra para uma escola está sendo construída no mesmo bairro, em outro local, pois a anterior não serve mais como ambiente para educar. Serve apenas para acolher o matagal e o calango, seu morador e respectivas presas.

Antonio Ximenes

Nenhum comentário:

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...