domingo, 15 de outubro de 2017

Ser criança

          Ser criança, ser sem malícia, mas fácil de ser ludibriado pelo adulto a quem uma criança deposita toda confiança e o tem como protetor, como herói. Uma criança se molda aos ditames do ambiente de convívio que lhe servirá de espelho para a vida futura, e nesse contexto ambiental se insere a família, a escola, os coleguinhas, etc. Uma criança pode ser manipulada com facilidade.
          Nós adultos, óbvio, já fomos crianças e muitos de nós ainda temos nossas criancices de acreditar em papai Noel, mula sem cabeça, saci Pererê e até em ganhar presentes no dia das crianças.
             Mas neste mundo para tudo tem que ter um retorno, pois uma criança mal comportada, mal educada dificilmente ganhará presentes, entretanto, em troca de bom comportamento, de boa educação a criança receberá, como prêmio, presentes no dia das crianças. Também uma criança pode ganhar presentes em garantia de um comportamento futuro breve. Crianças são iludidas até quando virem uma máquina voadora no ar, em voos rasantes, e, algumas, sem conhecimentos educacionais gritam: “ Óia uma ariocopo”, e mais felizes ficam quando esta máquina está a distribuir presentes. E com esses pequenos inocentes se juntam algumas pessoas, também carentes do conhecimento, ou seja, iletradas, ou de pouco letramento, olhando pra cima, com pescoço cansado assim como sua vida, admirando aquele OVNI a distribuir presentes, a gritarem, “rai lá minino, pega um presente pra tu também, muleque!”, não sabendo essas adultas crianças que para toda ida existe uma volta. E qual é o retorno que se espera de uma situação como esta, em 12/outubro/2017, dessas crianças? Terão que ser bem comportadas e obedientes?
Antonio Ximenes

a

Nenhum comentário:

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...