sexta-feira, 5 de maio de 2017

A pão e circo


         O povo faminto quer alimentar-se nem que seja de peixes doados pelo poder publico municipal. O povo quer divertir-se nem que seja em show de artista famoso pago com dinheiro do erário. E assim se inicia este texto, com estas duas assertivas que, na prática, garantem a perpetuidade do administrador em seu trono. Isso mesmo, trono. Nas festividades, o povo esquece das filas do SUS, da educação de péssima qualidade e de que está preso em suas residências, enquanto os marginais ficam soltos sob a garantia do Direito que lhe é dado.
       Recentemente numa cidade do universo via-se por uma das principais praças de eventos uma cena que retrata exatamente o que se expõe no parágrafo acima. Num domingo de páscoa, pós semana santa, após a divisão dos peixes que serviram como iscas para as próximas eleições, lá estava o povo alegre e “sastifeito” (erro propósito), com a barriga cheia e se divertindo. Era uma artista famosa que veio de longe receber o nosso dinheiro, o dinheiro dos nossos impostos. Nada contra, desde que sejam também bem aplicados na saúde, na educação e na segurança. Mas que saúde, se na mesma praça estavam pedintes, alcoólatras, etc.? Mas que educação, se na referida praça não se respeitava o direito do outrem? E onde estava a segurança se na segunda-feira seguinte estavam, no Distrito Policial, vários registros de ocorrências como, lesões, roubos, furtos, brigas, etc?.

        O povo faminto quer saúde, quer educação, quer segurança e quer, principalmente o respeito e dignidade daqueles que administram a cidade. Não que não haja festas, ofertas de comidas. Deve haver, sim, mas sem a intenção de algo em retorno do benefício próprio, com que foi pago com dinheiro do erário. Conhecem o erário? Se não, é falta de conhecimento que pode ser adquirido na experiência de vida ou na escola. Mas não nos preocupemos porque estamos de barriga cheia e nos divertimos bastante. Isso pode ser irônico, mas é importante. Vivemos a pão e circo
Prof. Antonio Ximenes

Nenhum comentário:

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...