sábado, 1 de março de 2014

Arquibancada da inteligência

            É humorístico, é sarcástico, mas não subestimemos a nossa inteligência, a inteligência humana, por mais mínima que seja, é inteligência, ainda que a inteligência esteja centrada em um grupo de bancos cimentados, para ver outras pessoas jogarem futebol, mesmo que não se consiga enxergar, não por se ser deficiente da visão, mas porque a bancada que seria para se ver pessoas jogarem bola não atinge seu objetivo. Que lindo! Nosso país, país do futebol!
            Numa cidade foram construídas pelo poder público municipal muitas quadras para a prática de esportes, sendo uma delas construída próximo a secretaria que comanda a educação municipal. Ótimo, pois quem pratica esporte tem vida saudável, entretanto quem assiste à prática esportiva também tem vida saudável ainda que não a pratique, pois quando se está vendo algo interessante ao entretenimento pessoal e seja prazeroso se esquece das agruras da vida.
            Ah!, Que bancada!
            A bancada, não sentada, mas a bancada que não representa o povo, a bancada do povo que está do lado de fora da quadra, para ver o povo no interior da quadra a praticar o jogo, o jogo de que só vale se ganhar e nunca perder. É o jogo da vitória, da vitória em que muitos se sentam do lado de fora do jogo e fingem que o vê, porém existe um muro cujo ápice se nivela ao lado mais alto da arquibancada, onde somente alguns da plateia veem, de pé, o jogo sem poder gritar, torcer ou vaiar seu time porque são a minoria favorecida. Os demais são pequenos, ficam abaixo do nível de visão da quadra. Ainda bem que na arquibancada se respira um bom ar, pelo fato da quadra está à margem de uma lagoa a que chamam de “açude grande”; onde o que é muito grande é a poluição de suas águas oriunda dos esgotos que correm pelas vias públicas. Mas mesmo assim se respira um bom ar. Que bancada!
           Arquibancada da inteligência, da inteligência que manipula como correm e pulam os jogadores. E que inteligência! Todo mundo feliz, mesmo que o muro da quadra acima aludida esteja impedindo de se ver o que fazem os jogadores, ali, no seu nariz. É muita aposta aqui bancada.
            Bravo! Meu time está ganhando, pois tenho muitos torcedores, muitos fãs, muitos eleitores. É copa do mundo. É a copa que manda.
            É sarcástico, é satírico, é pejorativamente empírico. É necessário que a pessoa fique abancada na plateia mesmo que não veja o jogo na quadra, da quadra onde inteligentemente os bancos cimentados, duros, ficam abaixo do nível do muro dessa mesma quadra. 
                                                                                                                           Antonio Ximenes

Nenhum comentário:

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...