quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Depois pode ser tarde


Sábado de outubro, sol escaldante do meio dia. Um restaurante, uma avenida muito movimentada e um ser humano triste como sua vida de sofrimentos, como sua fome, como a rejeição que lhe é demonstrada pela sociedade elitizada e racista.

Naquele sol vespertino, um transeunte que estava à frente de um veículo estacionado em uma calçada, um transeunte de negrura parda por sujeira, talvez, por não tomar banho; mal vestido, pois sua roupa eram trapos assim como sua vida. Devido ao momento contextualizado numa situação em que a violência impera, esse ser humano foi discriminado por alguns minutos por parecer um marginal, ainda que um marginal não necessariamente ande maltrapilho, sujo, mas lhe é característico por ser este tipo de ser humano oriundo, em sua maioria, de classes sociais menos favorecidas, que vive á margem da sociedade excludente.

           Momentos de observação e de reflexão.

Então se tratou de reconhecer aquele ser como uma pessoa de bem, como uma pessoa que ali estava apenas para pedir um prato de comida porque sua fome era grande, no entanto, ainda com tanta observação, com tanta reflexão não se fez um atendimento imediato, não se saciou a fome daquele degredado; daquele cujos olhos expressavam um pedido de comida, de alimento, visto que sua voz era amortecida como sua aparência

          O observador saiu com sua reflexão no intuito de, após saborear um prato de comida, ajudar aquele que supostamente seria uma delinquente. Mas, ao retornar, o observador reflexivo não encontrou mais ninguém ali. o Transeunte caira na escuridão do desprezo, ou melhor, fora enxotado, fora expulso com sua fome, sem piedade.

          O que aquele observador deveria ter feito não o fez antes, deixou para depois. E depois pode ser tarde.

                                                                                      Autor: Antonio Ximenes de Oliveira

A distorção do entendimento do Superior Tribunal Federal transcrito na Súmula 584 sob a égide constitucional dos princípios da anterioridade e irretroatividade.

  Antonio Ximenes de Oliveira Júnior RESUMO : O presente artigo versa sobre a suposição acerca distorção entre os preceitos con...